O ator, dublador, radialista e humorista José Santa Cruz, morreu na última sexta-feira (26), aos 95 anos, na cidade do Rio de Janeiro. Internado com uma broncopneumonia, Cruz também tinha a doença de Parkinson. Ele deixou a mulher, Ivane Maria Mendes Bastos, com quem foi casado por 72 anos, três filhos, cinco netos e quatro bisnetos. Santinha, como ficou conhecido popularmente pelos amigos e atores, será velado neste sábado (27), no Cemitério da Penitência, em Botafogo.
O ator ficou nacionalmente conhecido por dublar a voz do icônico personagem da “Família Dinossauro”, o querido Dino da Silva Sauro, o pai da família. A série foi muito conhecida entre a década de 1990, com o bordão “querida, cheguei”. Além deste personagem, o ator dublou outros perfis de sucesso na TV, como Rúbeo Hagrid na saga Harry Potter, J.Jameson nos filmes do Homem Aranha, do ator Danny DeVito e o Magneto nos filmes e desenhos X-Men.
Cruz também participou de programas de comédia como “Zorra Total”, TV Globo, entre os anos de 2002 e 2015, bem como entre 2017 e 2015 participou do “Zorra”. Sua última aparição como ator nas telinhas foi em 2019, na novela “Espelho da vida”.